• English
ogo-acdhrsogo-acdhrsogo-acdhrsogo-acdhrs
  • Home
  • About
    • Description
    • About ACDHRS
    • Articles on ACDHRS
  • Governing Council
  • News
    • Upcoming
    • Past
  • Activities
    • PANAF Project
    • NGOs Forum
    • Courses
    • Past Projects
    • Training
  • Blog
    • Declaration
    • Forum Reports
    • Resolutions
    • Joint Statements
    • Recommendations
    • Articles
    • Letters

Inscreva-se agora (apenas para países lusófonos) – Formação de formadores sobre os mecanismos africanos de direitos humanos

ACDHRS Mozambique pgn - Copie

INTRODUÇÃO

O treinamento de instrutores (TOT) é uma atividade do projeto 'Consolidar o papel da sociedade civil na transição dos padrões africanos de direitos humanos para a prática' a ser implementada pelo consórcio composto pela Comissão Internacional de Juristas (instituições europeias e filiais do Quênia), Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC) e Centro Africano de Estudos sobre Democracia e Direitos Humanos (ACDHRS). O TOT será organizado em colaboração com o Centro Internacional para o Direito do Lucro (ICNL).

Atores independentes da sociedade civil e defensores dos direitos humanos são atores-chave no sistema africano de direitos humanos e os principais impulsionadores da mudança social nos níveis nacional e local que monitoram a aplicação dos padrões internacionais de direitos humanos, acompanhamento da implementação de sentenças, decisões e recomendações dos mecanismos regionais africanos de direitos humanos. Também contribuem para a consolidação da capacidade dos Estados de garantir a implementação depadrões regionais e internacionais de direitos humanos.

As evidências anedóticas disponíveis sugerem que há correlação entre a participação ativa da sociedade civil ea eficácia do sistema africano de direitos humanos dentro de um determinado estado. Nos estados e sub-regiões onde uma sociedade civil bem informada, vibrante e ativa está presente, há uma tendência geral de as autoridades estatais cooperarem mais com os mecanismos regionais de direitos humanos. Embora essa presença da sociedade civil bem informada e vibrante possa geralmente ser encontrada na África anglófona e francófona, o mesmo não pode ser dito igualmente sobre a África lusófona. Este treinamento é, portanto, uma das medidas destinadas a suprir essa lacuna.

ACDHRS Mozambique pgn - Copie (2)

Objetivo do Treinamento

O objetivo geral do workshop TOT é melhorar a conscientização do sistema africano de direitos humanos entre os atores da sociedade civil na África lusófona e fazer com que os países de língua portuguesa se envolvam e se envolvam mais, além de desenvolver a capacidade de um grande grupo de treinadores representando ONGs de direitos humanos, jornalistas e advogados nos países de língua lusófona.

O treinamento também é para equipar os atores da sociedade civil de língua portuguesa com conhecimento e habilidades adicionais, de maneira apropriada e mais eficaz de se envolver com os mecanismos do sistema africano de direitos humanos, como a Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), o Comitê de Especialistas em Direitos e Bem-Estar da Criança (ACERWC) e no Tribunal Africano de Direitos Humanos e dos Povos, especialmente em relação à advocacia estratégica e litígios. Este treinamento servirá como indução, especialmente para aqueles defensores de direitos humanos com pouca ou nenhuma experiência anterior no envolvimento com o sistema africano de direitos humanos

Participantes

O treinamento terá como alvo representantes de ONGs de direitos humanos, profissionais / advogados de direitos humanos, jornalistas de APENAS países de língua lusófona, principalmente: (Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau,Moçambique e São Tomé).

Critério

  • Procedimento de inscrição e seleção: Devido aos espaços limitados disponíveis, a seleção para participação no workshop será muito competitiva
    • Os participantes interessados são incentivados a se inscrever on-line em ou antes de 13 de setembro de 2019
      • Envolva-se ativamente nos últimos três anos no trabalho em direitos humanos - Envie uma declaração de motivação
        • Enviar curriculum vitae resumido (máximo de uma página) - Enviar uma cópia do seu passaporte
          • Os candidatos selecionados deverão enviar (antes da chegada a Maputo) um relatório sobre a situação dos direitos humanos em seus respectivos países (máximo de 5 páginas)

Pessoas de Recursos

As Pessoas de Recursos serão selecionadas do pool de Organizadores e Parceiros de Pessoas de Recursos.

Línguas

O treinamento de instrutores (TOT) será realizado em inglês e português com serviços de interpretação simultânea.

Informação adicional

Metodologias: O curso será composto de palestras gerais, apresentações, discussões, debates, estudos de caso e sessões de break-out.

Temas / Módulos: Sistemas e Mecanismos Africanos de Direitos Humanos, Sistemas Internacionais de Direitos Humanose Mecanismos, Liberdade de Reunião e Associação

Resultados esperados

O treinamento oferecerá aos participantes a oportunidade de:
  • Formar um conjunto de formadores lusófonos que trabalham no sistema africano de direitos humanos em África
    • Familiarize-se com os instrumentos africanos de direitos humanos, incluindo conhecimento teórico e prático dos instrumentos
      • Ter mais países de língua portuguesa envolvidos nas sessões da Comissão Africana e em outros fóruns de direitos humanos
        • Aprimorar seus conhecimentos sobre advocacy, lobby, engajamento e litígio perante a Comissão Africana, o Tribunal Africano e o Comitê de Peritos sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança
          • Criar uma rede com organizações da sociedade civil lusófona sobre questões de interesse mútuo
          • Aprenda e compartilhe as melhores práticas para o engajamento (solicitando o status de Observador, enviando comunicações e reclamações, fazendo declarações nas sessões de comissões etc.)

Importante Saber

Monitoramento e Avaliação: Uma avaliação imediata será realizada após o final do TOT. Uma avaliação de acompanhamento será realizada seis meses depois para avaliar melhor como os participantes progrediram no envolvimento com os mecanismos, se houver.

Certificado: Os certificados serão entregues aos participantes no final do treinamento.

Para se inscrever, clique aqui

Contatos

Contatos: Para mais informações, entre em contato com: Senhora Joanna Forster - Assistente de Projeto - E-mail: programs@acdhrs.org Senhora Annetta Mahoney - Assistente pessoal - csec@acdhrs.org e Sr. Yankuba Keita - Documentos e informações - library@acdhrs.org
Share

CONTACT

The African Centre for Democracy and Human Rights Studies (ACDHRS)

Website: www.acdhrs.org

Email: csec@acdhrs.org

Zoe Tembo Building Kerr Serign,
P.O.Box 2728 Serrekunda, The Gambia

Telephone: +220 4462341

Follow us on Social Media

  • ACDHRS on Facebook
  • AcdhrsOrg on Twitter
  • ACDHRS YouTube Channel

Search

With the Technical Support of HURIDOCS

© 2019 ACDHRS. All Rights Reserved. Code by NATIVE
  • English